O chopp é uma bebida muito amada pelos brasileiros, principalmente em épocas mais quentes, quando o churrasquinho, confraternizações e almoço de domingo reúnem os amigos e familiares.
Mas, esse amor pelo chopp não é apenas dos brasileiros. A bebida, que existe há mais de 5 mil anos, é uma das mais consumidas em todo o mundo.
Tem quem goste da bebida mais encorpada e também os que preferem as mais leves e suaves. Enfim, não é novidade para ninguém que o “choppinho” é bom e que agrada a maioria, mas, o que poucos sabem, é sobre como surgiu o chopp e por que ele possui esse nome.
Aqui neste post vamos contar um pouco sobre essa história!
História e origem do chopp
Embora a palavra chopp seja de origem alemã, a bebida foi criada mesmo há mais de 5 mil anos pelos egípcios. Era muito utilizada como forma de pagamento para os trabalhadores e também muito consumida pelas mulheres, pois acreditavam que a bebida tinha poderes especiais de rejuvenescimento.
Mas, o chopp que era consumido nesta época está muito longe de ser igual ao que consumimos nos diais atuais. A versão egípcia da bebida naquele tempo era muito rudimentar, com sabor forte e com a cor escura. Essas características só começaram a mudar na Idade Média, quando a bebida passou a ser fabricada por monges em mosteiros. Foi aí que o chopp começou a receber outras matérias primas em sua produção, dando a ele o aroma e a cor mais semelhantes dos chopps dos dias atuais.
No entanto, o grande marco na origem do chopp como é conhecido hoje está em 1939, quando a técnica de baixa fermentação foi descoberta pelos cervejeiros da cidade de Pilsen, na República Tcheca. Foi nesse momento que as principais mudanças aconteceram, entre elas:
- O amarelo tomou conta da cor que antes era escura;
- O sabor e o aroma, que antes eram fortes e rudimentares, passaram a ser mais suaves sem o amargor acentuado;
- Começou a aparecer o colarinho mais marcante e cremoso, ajudando a preservar o aroma e o sabor da bebida por mais tempo, além da ausência da pasteurização.
No Brasil
Foi somente em 1808 que o chopp chegou ao Brasil, quando a família real portuguesa veio da Europa, trazendo consigo essa deliciosa bebida.
Porém, a primeira notícia sobre a venda do chopp no Brasil é datada em 1836, ano em que a bebida começou a ser fabricada no país.
A Cervejaria Brazileira era apelidada de Cerveja Barbante porque seu processo de fabricação gerava muito gás carbônico e, sendo assim, era preciso usar um barbante para evitar que a tampa da garrafa saísse com facilidade.
Muitos anos depois, em 1988, foi lançada a cerveja Brahma, produzida pela Manufatura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, fundado pelo suíço Joseph Villiger, que ficava na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS).
Composição do Chopp
Basicamente o chopp é feito de água (cerca de 95%), malte (que é feito da cevada), cereais (assim como milho ou arroz), carboidratos e lúpulo (uma planta parecida com cevada).
Por ter alto teor de água e relativamente baixo teor alcoólico, se comparado com outras bebidas assim como o vinho e destilados, o chopp acaba sendo a bebida preferida para ser consumida em dias mais quentes e até mesmo para “matar a sede”.
Beba sempre com moderação e desfrute de bons momentos com a família e com os amigos na presença dessa bebida tão refrescante e saborosa.
E se agora deu vontade, chame a gente!