Existe um estereótipo de cerveja e chopp que quase sempre traz um homem com um copo na mão, sendo muito comum que as pessoas associem essa bebida a eles.
No entanto, é comum se enganar e dizer que as mulheres também não fazem parte dessa história. Não acredita? Continue essa leitura e descubra um pouco mais.
Descoberta da cerveja
Embora não tenha uma “pedra” cravando o momento da criação da cerveja, a história conta que há mais de 11 mil anos, quando as mulheres eram responsáveis por fazer pão e, consequentemente, armazenar os grãos, elas descobriram a fermentação, algo que é usado até hoje para fabricar cervejas e chopps.
Mesmo sem saber os nomes dessas mulheres, precisamos agradecer fortemente a sua descoberta e criação.
Um brinde a elas!
Mulher e cerveja: uma relação ainda mais próxima
Andemos um pouco para frente na história, até o primeiro registro de uma receita de cerveja. A datação é cerca de 1.800 a.C. e remetem aos sumérios. Mais precisamente para homenagear uma mulher, ou uma figura feminina, se preferir.
A deusa Ninkasi, deusa adivinhe do quê? Da cerveja!
Nessa época, essa bebida era vista como um símbolo de fertilidade e da feminilidade. Na receita original, você encontrava ingredientes como: tâmaras, mel, ervas, grãos variados e especiarias.
O lúpulo e a Santa Hildegarda
Se você conhece cerveja e chopp um pouco mais a fundo, deve saber o que é lúpulo. Caso não conheça, para simplificar, podemos dizer que é um dos ingredientes fundamentais para a fabricação dessas bebidas.
E suas primeiras propriedades foram descritas por quem? Se respondeu uma mulher, você acertou. Mas diferente dos casos acima, que não havia registros de nome, temos até o sobrenome para te apresentar.
Hildegard Von Bingen, uma monja e teóloga alemã que, no século XII, escreveu sobre as muitas propriedades do lúpulo. Anos mais tarde, foi canonizada pela Igreja Católica e recebeu a alcunha de Santa Hildegarda.
Atualidade no Brasil
As mulheres marcaram presença na criação da cerveja e do chopp. Isso é um fato! Mas a participação delas com as bebidas alcoólicas, não acabou por aí.
Segundo um estudo da Nielsen (empresa especializada em dados e medições) sobre as tendências de consumo feminino no Brasil, cerca de 16,7% das mulheres gastam 82% acima da média feminina com produtos alcoólicos. O estudo apontou, ainda, que isso acontece em uma frequência 60% maior comparada aos homens.
Dentre os itens que mais são aceitos e buscados por esse público nessa categoria, estão justamente a cerveja e o chopp. Entrando na categoria premium, traz características para as mulheres como: modernidade, ocasiões especiais e luxo.
Dica para elas: a Irmãos Bier
Após entender que cerveja e chopp tem tudo a ver com mulheres. É hora de falar um pouco sobre nós: a Irmãos Bier, ou melhor, sobre o saboroso Ecobier que você encontra aqui com a gente.
Se você também é fã de chopp e cervejas, precisa conferir nossa linha completa de produtos acessando nosso site. Fale conosco pelo WhatsApp e receba, via delivery, direto na sua casa. (Atendemos em Curitiba e toda região metropolitana).
E lembre-se: cerveja é SIM, coisa de MULHER!