Você está visualizando atualmente St. Patrick’s Day – Como funciona essa festa?

St. Patrick’s Day – Como funciona essa festa?

O St. Patrick’s Day é a festa irlandesa que caiu no gosto do mundo todo por ser regada a muita cerveja e várias outras bebidas. Mas você já sabe como surgiu toda essa comemoração?

A festa é comemorada dia 17 de março, e no Brasil, o feriado irlandês é conhecido como Dia de São Patrício.

Essa festa acontece para uma comemoração litúrgica do santo padroeiro da Irlanda, o bispo São Patrício, morto no ano 461. Segundo registros, o St. Patrick’s nasceu na Grã-Bretanha e foi capturado e escravizado por piratas irlandeses, conseguiu se libertar e iniciou sua vida religiosa em um mosteiro em Ésir, na França. Alguns anos mais tarde, foi convidado para voltar para à Irlanda como bispo para evangelizar as pessoas.

O folclore do país fala que Patrick’s usava um trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade cristã, em que Deus está presente como três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.

A data se tornou feriado nacional na Irlanda desde 1903. A partir desse ano, vários locais do país iniciaram comemorações para a data, sediando desfiles para celebrar o padroeiro do país e também, a nacionalidade irlandesa. E apenas em 1931, aconteceu o primeiro desfile oficial organizado pelo governo.

O que não pode faltar na decoração dessa festa é a representação de trevos, que se tornaram símbolos do país, e a cor verde, associada a vegetação irlandesa, cor usada na bandeira do país desde o século XVII.

Um detalhe do folclore irlandês que também não pode faltar nas festividades de St. Patrick’s Day é o leprechaun, uma figura que esconde potes de ouro no final do arco-íris. Geralmente, ele é retratado como um homenzinho barbado em miniatura, usando um chapéu e casaco, mas a aparência que conhecemos hoje é muito influenciada pelas caricaturas que retratavam os irlandeses de maneira depreciativa no século XIX.

St. Patrick’s Day é celebrado em todos os países de língua inglesa, e se pudéssemos montar um paralelo com o Brasil seria como a comemoração do nosso Carnaval.

Quer comemorar essa data no próximo ano da melhor forma possível e claro, com muita bebida? Nós te ajudamos a escolher as melhores!

Chopp Verde

Essa bebida foi criada especialmente para a data.

Parece ser um tipo diferente de cerveja, mas na verdade, para sua fabricação é apenas adicionado uma dose de menta para chegar na cor verde. Aqui no Brasil, geralmente é apenas adicionado um corante verde sem sabor.

Cerveja Guinness

Uma das bebidas irlandesas mais tradicionais é a Guinness Stout. É uma cerveja escura e com uma espuma densa, que é retirada em duas etapas na biqueira.

Uma bebida encorpada e com sabor complexo são marcas registradas desse modelo de cerveja, que oferece até mesmo um ritual próprio para ser servida.

Whiskey Irlandês

Mesmo com a fama do whiskey escocês e com a versatilidade do whiskey americano, o whiskey irlandês é obrigatório quando falamos dessa bebida.

Um dos fatos importantes é saber que muitos historiadores apontam que o whisky foi criado na Irlanda, e além disso, a bebida irlandesa é famosa por ter um estilo mais suave e adocicado, o que torna ele uma ótima porta de entrada para os destilados de malte.

Entre as marcas irlandesas mais famosas podemos citar Jameson e Bushmills.

Cidra

Essa é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação do suco de maçã. É também, tradicionalmente irlandesa.

Baileys Irish Cream

Um famoso licor irlandês que foi criado em 1974, pela empresa R & A Bailey. Sua receita foi pensada a partir de whiskey irlandês, leite, cacau, baunilha e açúcar.

Irish Coffe

Caso o tempo esteja frio, você pode apostar em um famoso drink quente irlandês. A receita do café irlandês é bem fácil, primeiro, bata o creme de leite até ficar firme, o próximo passo é misturar café quente com o whiskey e o açúcar (a gosto), mexa bem. Depois de fazer isso, cubra o café com o creme de leite batido, alise o topo com o fundo de uma colher grande e pronto, pode servir.

Esperamos que com essas dicas você possa aproveitar o melhor desse feriado irlandês em 2020, com muita bebida e muita cultura, claro!