No artigo de hoje vamos conversar um pouco sobre a cerveja puro malte que a cada dia que passa vem ganhando mais destaque.
Se você gosta desse tipo de cerveja, provavelmente já deve saber alguma coisa sobre ela. Mas, hoje vamos te mostrar algumas curiosidades que você precisa saber para identificar se o puro malte que você toma é realmente puro malte.
Vem com a gente!
Mas, o que de fato é o malte?
Poucos que se perguntam o que é o malte tem ideia de como ele é formado verdadeiramente. Diferentemente do que muitos pensam, ele não é exatamente um cereal, mas um produto de uma germinação artificial.
Isso quer dizer que cereais como cevada, milho, arroz e trigo podem passar pelo processo de malteação. Esse processo se resume basicamente a umedecer em uma vasilha com temperatura próxima aos 10ºC. Depois de feita e germinação, torrá-los, secá-los ou defumá-los. Uma grande parte das cervejarias artesanais usa maltes feitos a partir da cevada e do trigo, pois a partir dele é possível trabalhar com uma grande parte de tipos da bebida e inovar nos sabores.
Sobre o malte ainda podemos falar que, dependendo do grau de torrefação e de qual cereal foi usado – o sabor final da cerveja pode mudar, assim como sua cor, cheiro e textura no paladar.
Finalizando nossa explicação sobre o malte, cerveja e ele ainda podem criar várias combinações: rótulos mais cristalinos são feitos com maltes que não foram tão torrados, como a Pilsen. Já o malte torrado produz bebidas escuras com toques de caramelo e café.
E para os que se preocupam com o cuidado com a saúde, o malte auxilia no regulamento da pressão arterial e mantém em dia seus músculos, ajudando ainda na prevenção da diabetes.
Mas, como funciona a Cerveja Puro Malte?
Esse modelo em específico é produzido somente com malte de cevada e trigo. Em nosso país, a lei libera a produção de até 45% da cerveja seja feita com cereais não maltados.
A primeira coisa que devemos fazer para entender como isso funciona é voltar no tempo e prestar atenção no processo de fabricação dessa bebida. Água, lúpulo, fermento, e claro, malte! Fundamentalmente, é com esses ingredientes que a cerveja puro malte é fabricada, mas você sabia que muitas que carregam esse nome levam ingredientes que não deveriam?
O malte de cevada é o ingrediente principal na produção de cerveja, mas acontece que algumas são produzidas com adjuntos. Eles são ingredientes alternativos ao malte, usados de muitas maneiras, de acordo com o tipo de bebida.
Mas, você sabia que a maioria das cervejas produzidas por cervejarias brasileiras têm cereais não maltados para baratear sua produção e tornar a bebida mais competitiva no mercado?
Porém, nem tudo está perdido! Sempre existirão as cervejarias sérias que se preocupam com o que seus clientes estão tomando e de fato oferecem bebidas de qualidade.
Resumindo, se você é daqueles que gostam de uma puro malte, vale a pena pesquisar para saber se a cerveja que você está tomando é produzida de forma pura realmente e sem a presença de cereais não maltados na mistura.
Confira abaixo algumas das melhores cervejas puro malte do Brasil:
1 – Ecobier Puro Malte – Você já provou a cerveja puro malte da Ecobier? Sua coloração dourada, aroma leve e harmonização da doçura do malte com o amargor do lúpulo é irresistível.
2 – Heineken – Muito conhecida e apreciada ao redor do mundo, a marca é responsável por esta cerveja marcante e saborosa. Quem prova Heineken, nunca esquece!
3 – Budweiser – Com sabor incomparável, a cerveja Budweiser é clássica!
Pronto para tomar uma Cerveja Puro Malte de verdade? Venha até a Irmãos Bier e garanta sua gelada para o fim de semana!