Amamos cervejas e elas com certeza combinam com os momentos mais felizes, não é? Atualmente, muitos estilos da nossa bebida favorita existem, e podem ser encontrados por muitos lugares!
Com tantas opções de cerveja, às vezes fica até difícil escolher qual tipo se aventurar, e no artigo de hoje vamos conversar um pouco mais sobre isso.
As cervejas podem ser diferenciadas a partir de suas famílias e processos de fabricação, e para encontrar uma bebida de qualidade, é possível estar sempre de olho nos detalhes!
Venha conosco no artigo de hoje conhecer quais são os 5 estilos principais da cerveja!
LAGER
As cervejas de baixa fermentação levam o nome de lager. Elas são fabricadas com leveduras que agem em temperaturas baixas e permanecem na parte inferior do tanque de fermentação antes de se separar.
Esse tipo de levedura gera menos subprodutos durante a fermentação, e por este motivo, o estilo lager de cerveja permite saborear melhor o malte e o lúpulo.
PILSEN
A cerveja pilsen leva o mesmo nome da cidade onde nasceu. Duas variantes existem, a tcheca e a alemã. As duas são cervejas claras e suaves para beber. O gosto e aroma são evidenciados pelo malte e lúpulo, e como resultado, a cerveja possui um amargor de alto, para médio.
A fabricação envolve a baixa fermentação e teor alcoólico, que promove como resultado uma cerveja com um final seco. Este tipo de cerveja é uma das mais consumidas no nosso país, sem dúvidas.
ALE
A principal diferença entre uma ale e uma lager acontece pelos diferentes processos de fermentação e temperatura de suas produções. A levedura utilizada na produção da ale entra em ação com temperaturas mais altas, e permanece na parte superior do tanque de fermentação. Por este motivo, chamamos a ale de uma cerveja de alta fermentação.
O processo usado para a fabricação deste tipo específico de cerveja, tem como resultado bebidas com aromas de especiarias e frutas, mais destacados que a lager, podendo também conter cores variantes, indo desde claras até escuras.
STOUT
Muito encontrada na Irlanda e Inglaterra, é o que conhecemos no Brasil como cerveja preta. A característica principal da cerveja stout é a cremosidade e sabor adocicado, podendo lembrar café, chocolate ou malte torrado dependendo dos ingredientes utilizados para a fabricação.
Uma stout de qualidade é fabricada com malte escuro torrado, água, pouco lúpulo e utilizando levedo de alta fermentação. Este tipo de cerveja é uma ótima pedida para os apreciadores de cerveja.
IPA
Este tipo de cerveja conta com um alto amargor e teor alcoólico, e sua criação foi feita por colonos ingleses da Índia, que precisavam de uma grande quantidade de malte e lúpulo para aguentar a viagem de navio.
A cor da cerveja IPA é dourada escura, contando com um aroma e sabor de frutas tropicais e cítricas.
Estes foram os principais tipos de cerveja que podemos encontrar ao redor do mundo! Cada uma delas conta com características específicas de sabores e aromas, resultantes de processos diferentes de fabricação e fermentação. Se você é um amante das cervejas, vale a pena experimentar todas e ser aquele especialista cervejeiro!
Gostou do artigo de hoje? Compartilhe com seus amigos para que eles também possam conhecer sobre o assunto!