Você está visualizando atualmente Cerveja artesanal X cerveja industrial: principais diferenças

Cerveja artesanal X cerveja industrial: principais diferenças

  • Categoria do post:Ecobier

Que a cerveja é uma das bebidas favoritas dos brasileiros já não é nenhuma novidade e, de uns tempos para cá, as cervejas artesanais também começaram a cair no gosto dos cervejeiros e apreciadores da bebida.  

Além do sabor, aroma e ingredientes, outra grande diferença entre as cervejas artesanais e as cervejas industrializadas é a forma de produção

Aqui neste post vamos falar um pouco sobre isso!   

Cervejas artesanais  

Enquanto as cervejas industrializadas são produzidas em grande escala para atender um público grande de consumidores, as cervejas artesanais são realizadas de forma personalizada, atingindo um público que aprecia a bebida de forma mais rústica.  

Os ingredientes utilizados na fabricação das cervejas artesanais são mais selecionados e pensados em um processo de fermentação, assim como maturação, sem a presença de químicos para acelerar qualquer fase dos processos, assim como acontece na produção das cervejas industrializadas. Sendo assim, fica impossível concorrer no quesito preço. Ou seja, inevitavelmente as cervejas artesanais serão mais caras que as cervejas industrializadas.  

Outro fator importante e que também acaba sendo uma das principais diferenças entre essas cervejas é que os grandes produtores de cerveja têm fábricas gigantes que produzem toneladas de litros de cervejas. Já as cervejas artesanais são produzidas em pequenas escalas, em espaços conhecidos e chamados como “microcervejarias”, onde o fator humano é fundamental para a execução e o controle na elaboração da cerveja artesanal.   

Cervejas industrializadas  

As cervejas industrializadas sempre tiveram grande espaço no mercado brasileiro. Seu processo de produção tem como objetivo atingir o maior número de consumidores possível, portanto, sua produção é rápida e em larga escala.  

Normalmente, as cervejas industrializadas são encontradas com facilidade e com valores acessíveis em adegas, vendas, postos, lojas de conveniência, mercados e supermercados. A produção das grandes cervejarias nacionais tem sua produção inspecionada, regulamentada e fiscalizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Ministério observa as condições higiênico sanitárias e tecnológicas nos estabelecimentos e a obediência aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos por produto. Com isso, a cerveja industrializada conta com cinco grandes vantagens: bom preço, qualidade, procedência e facilidade de comprar. 

Outra característica importante da produção da cerveja industrializada é possuir malte em sua composição, acrescentado de outros adjuntos cervejeiros, assim como o milho, o arroz, entre outros cereais não maltados, carboidratos, antioxidantes e estabilizantes. 

Para os apreciadores da bebida a melhor notícia é que existem inúmeros tipos de cervejas para se degustar. A estimativa é de que existem mais de 150 tipos de cervejas, sendo divididas em categorias de acordo com o processo de fermentação, etapa fundamental na fabricação das cervejas. Entre esses processos ganham destaque a Fermentação Lagers, Fermentação das Ales e Fermentação das Lambics.   

Ecobier 

Não se pode negar que há produtos que, indiferente à forma de produção, são unanimidade entre os consumidores, principalmente por aqueles que apreciam qualidade e tradição. A Ecobier, cerveja de alto padrão, é produzida por meio de um processo tradicional de fermentação e maturação, o que lhe confere característica leve e cremosa. Sua fórmula contém malte e lúpulos especiais da região de Hallertau (Alemanha), proporcionando um paladar especial. 

Disponível em quatro versões: Lager, Premium, Chopp e Pilsen, a Ecobier poderá ser apreciada desde um jantar a dois até em um churrasco de domingo com os amigos e com a família.  Tudo vai depender do seu estado de espírito e do que busca para cada momento.  Quer conhecer os produtos Ecobier? Clique aqui