Você está visualizando atualmente 5 mudanças que a cerveja causou na vida humana

5 mudanças que a cerveja causou na vida humana

  • Categoria do post:Irmãos Bier

A cerveja contribuiu com inúmeros avanços da vida humana ao longo dos séculos, melhorando técnicas de cultivo e produção de alimentos da civilização em geral.

No artigo de hoje, vamos conversar melhor sobre as 5 mudanças principais que a bebida causou na história da humanidade!

1 – Refrigeração

No início da produção da cerveja, você sabia que ela era produzida apenas no período do inverno pois não era possível manter a bebida gelada no verão? A partir da necessidade de manter a cerveja gelada em qualquer estação, a cervejaria Guinness pediu para o engenheiro alemão Carl von Linde criar um sistema artificial de refrigeração. Por causa da geladeira, não apenas a cerveja, mas vários de alimentos são conservados facilmente hoje em dia.

2 – Escala de pH

Atualmente, é usada na produção de vários tipos de produtos químicos. A escala de pH foi criada apenas porque a cervejaria Carlsberg precisava ter controle da acidez da bebida. Para resolver isso, dinamarquês Søren Sørensen viu que altas quantidades de íons de hidrogênio tornavam a bebida mais ácida, portanto, se esse valor fosse diminuído, a acidez da bebida diminuiria.

3 – Escrita

Muitas divergências existem quando falamos sobre a origem da escrita, mas a maioria dos especialistas concordam que o povo sumério foi o primeiro a ter registros escritos. E a motivação deles para a escrita? A cerveja! O povo gravava pictogramas em barro para fazer o registro de comércios e receitas relacionadas a cerveja, utilizando mais de 160 símbolos cuneiformes relacionados à bebida.

4 – Pasteurização

Ligado à produção do leite, o processo de pasteurização existe graças a cerveja. O criador do processo foi o francês Louis Pasteur, microbiólogo e funcionário de inúmeras cervejarias. A partir do estudo de células de levedura, descobriu porque o prazo de validade da bebida era tão curto anteriormente, e desenvolveu a pasteurização para combater as bactérias responsáveis por estragar a bebida.

5 – Purificação da água

A falta de saneamento básico na Idade Média foi responsável pela proliferação de muitas doenças, e por essa razão, o consumo de água era evitado. A alternativa encontrada pelo povo da época foi o consumo de cerveja.

Mesmo que na época a bebida fosse produzida com uma água poluída, a cerveja era mais segura para o consumo por passar por processos de fervura e fermentação.

E pensar que todas essas coisas aconteceram por causa da cerveja! Nossa bebida favorita é responsável por diversos avanços tecnológicos e culturais dentro da nossa sociedade, e sem ela, provavelmente não teríamos avançado tanto quanto já avançamos!