O chopp e a cerveja estão presentes em vários dos momentos mais felizes das nossas vidas, como aniversários, encontro com amigos, churrascos e happy hours.
Mesmo sendo amados por todos, muitos ainda não sabem a diferença entre o chopp e a cerveja, e é sobre isso que vamos conversar no artigo de hoje.
Ao redor do mundo, todos utilizam a mesma palavra para falar sobre o chopp e a cerveja, seja a bebida armazenada em latas, garrafas ou barris.
Chopp ou cerveja?
Aqui em nosso país, a cerveja dos barris, armazenada sobre pressão, é conhecida como chopp. A explicação mais aceita para o surgimento desse termo é que o costume veio com a imigração dos alemães para o Brasil. A palavra chopp é derivada de schoppe, uma palavra alemã que significa “copo de meio litro”, uma unidade de medida usada para pedir a cerveja do barril em bares. Com o passar do tempo, a palavra passou a ser usada por todos os brasileiros para falar da bebida.
Porém, realmente tem alguma diferença entre o chopp e a cerveja além do local de armazenamento?
Sim! Venha conosco entender quais:
1 – Processo de pasteurização
A diferença vem desde fábrica. As duas bebidas contam com os mesmos ingredientes nas misturas e com os mesmos processos de produção, variando de acordo com a receita seguida pelo mestre cervejeiro.
Mas, uma grande diferença entre as bebidas é a pasteurização. Este processo é utilizado para aumentar o prazo de validade das cervejas, tornando-a uma bebida de fácil comercialização.
A pasteurização é um processo físico de esterilização de alimentos, onde a temperatura da bebida é aumentada até 70ºC, de cinco a dez minutos, em seguida, subitamente resfriada, para eliminar os microrganismos que podem fazer mal ao corpo.
Como um bom cervejeiro que sabemos que você é, é fácil entender que a pasteurização muda completamente a bebida.
2 – Validade
Justamente por passar pelo processo de pasteurização, a validade da cerveja é maior que a do chopp.
Uma cerveja dura cerca de 8 meses na garrafa em temperatura ambiente, e após aberta deve ser consumida em algumas horas. Já o chopp, tem validade de 45 dias quando refrigerado, e após ser aberto deve ser consumido em até 5 dias no máximo. Atenção: o chopp precisa de refrigeração!
3 – Sabor
O processo de pasteurização muda, mesmo que pouco, o sabor da bebida, e o processo de filtração pode tirar parcialmente as substâncias que encorpam a cerveja. Este é o motivo pelo qual é possível identificar diferença entre os sabores do chopp e da cerveja.
Uma característica muito apreciada também, é a maior cremosidade do chopp em comparação com a cerveja, o que o torna ainda melhor para ser apreciado, mas isso varia de acordo com as particularidades de cada paladar.
4 – Envasamento
Geralmente, o chopp é armazenado em barris de diversos tamanhos e capacidades, apesar de existirem chopps envasados em latas e garrafas também!
Já a cerveja é mais comum de ser encontrada nas latas ou garrafas.
Gostou de aprender sobre as principais diferenças entre as nossas bebidas favoritas? Conte com a Irmãos Bier para ter as melhores curiosidades e dicas de bebidas.