Geralmente, o teor alcóolico do chopp varia entre 4% e 7%.
São vários elementos do processo produtivo do chopp que interferem em seu nível alcóolico! Nesse artigo, você poderá saber mais sobre isso e terá mais propriedade para escolher o seu chopp preferido.
Vamos ao texto?
O processo de fabricação do chopp
O processo de fabricação possui nuances que podem afetar o teor alcóolico do chopp.
Tudo começa com a mistura de água, malte de cevada e outros grãos. Essa mistura é aquecida para liberar enzimas que transformam o amido em açúcares fermentáveis. Em seguida, o mosto doce resultante é separado dos grãos.
O mosto é fervido e lúpulos são adicionados para conferir amargor, sabor e aroma à cerveja. Após a fervura, o mosto é resfriado rapidamente e transferido para um recipiente de fermentação.
Leveduras são adicionadas ao mosto resfriado, e a fermentação começa. As leveduras consomem os açúcares presentes no mosto, produzindo álcool e dióxido de carbono.
Após a fermentação, o chope é transferido para outro recipiente para maturação e clarificação. Nesse estágio, sabores se desenvolvem e sedimentos se depositam no fundo.
Depois, vem a carbonatação (adição de dióxido de carbono para dar a efervescência). Em seguida, o chopp é filtrado novamente para a remoção dos resíduos e pode ser envasado!
A fermentação e o teor alcoólico do chopp
Fatores como a saúde da levedura, a qualidade do oxigênio, a temperatura e a higiene durante o processo de fermentação podem influenciar a eficiência do processo e, consequentemente, no teor alcoólico do chopp.
Leveduras saudáveis e ativas têm uma capacidade mais eficiente de consumir os açúcares e transformá-los em álcool, e a qualidade do oxigênio permite a reprodução saudável desses organismos.
A higiene, por sua vez, impede a contaminação do produto por outros agentes microbiológicos e, assim, contribui para que a fermentação siga o seu curso natural.
Ainda, a escolha pela fermentação alta ou baixa é decisiva.
Chopes com fermentação alta (em temperaturas próximas a 24ºC) tendem a ser mais alcoólicos, já que as leveduras utilizadas são mais resistentes ao álcool.
A escolha dos ingredientes
A quantidade de açúcares presentes nos ingredientes, como o malte, é um dos principais determinantes do teor alcoólico do chopp. A quantidade de açúcares é proporcional à quantidade de álcool, já que isso representa mais material para as leveduras fermentarem.
Aí entra outra variante: o tipo de malte, já que seus diversos tipos possuem diferentes teores de açúcares. A adição de adjuntos também interfere no processo e no teor alcóolico do chopp.
Além desses fatores, o envase da bebida, o tempo de armazenamento e a evaporação do álcool também interferem no resultado.
A questão é buscar se informar sobre estilos de chopp que se adequem ao seu gosto!
Receba o melhor do chopp em sua casa!
Com a Irmãos Bier, o chopp do seu rolê, festa de aniversário, casamento ou confraternização está mais que garantido!
Os pedidos podem ser feitos pelo nosso site.
Acompanhe a gente pelo Instagram para ficar por dentro de promoções e curiosidades. Até breve!