Por todos os bares do Brasil a pergunta que sempre ouvimos dos garçons quando vamos pedir um chopp é se queremos ele com colarinho ou sem.
Normalmente, temos a impressão que essa espuma apenas diminui a quantidade de bebida que vamos ter no copo, mas a realidade é que o colarinho ajuda nossa bebida em diversos fatores.
O primeiro ponto que o colarinho nos ajuda é a criar uma barreira entre o chopp e o ar, e isso ajuda a bebida a ter uma temperatura estável. Em outras palavras, chopp com colarinho demora mais para esquentar no copo.
Outro benefício da espuma é a conservação do aroma e do sabor da bebida concentrados no copo. Pela proteção que o colarinho dá para o chopp evitando o contato com o ar, temos a mesma sensação a cada gole que damos.
Ele também ajuda a proteger nossa bebida contra o oxigênio, grande vilão do chopp. O colarinho impede que o oxigênio presente no ar entre em contato com a bebida. O contato dos dois gera um gosto indesejável e nada característico.
Chopp sem espuma perde seu aroma e sabor, e apenas com ela você poderá aproveitar o melhor momento com a sua gelada.
Para melhorar, vamos te passar algumas dicas para manter o colarinho do seu chopp com boa qualidade!
· A espuma certa tem que ter bolhas pequenas, uniformes e estáveis, não podem sumir rapidamente. Um colarinho assim protege sua bebida até você terminar seu copo;
· O copo precisa estar limpo e sem gordura, resíduos de detergentes e batons, esses produtos interferem na formação e na estabilidade da espuma;
· Não sirva o chopp extremamente gelado, temperaturas excessivamente baixas afetam a formação do colarinho;
· O chopp também não deve estar quente! Ele pode espumar demais e isso também não é o que queremos;
· Se for você quem servirá o copo, cuide para deixar o tamanho certo! Em média, dois dedos (cerca de 3 cm de altura) é o ideal para sua bebida;
Gostou das nossas dicas? Agora você já sabe o que responder para o garçom da próxima vez que pedir aquele chopp!